Campanha Humanitária

Como já é tradição do blog, daremos continuidade à campanha de doações aos Médicos Sem Fronteiras. Vamos mudar este ano: a cada 100 acessos doaremos R$ 0,50. Assim, aumentamos o valor da doação no final do ano e estimulamos o uso desta ferramenta. Lembrando que a Campanha termina dia 30/11/14. Vamos participar!

segunda-feira, 7 de abril de 2014

7º ANO - TRABALHO BIMESTRAL - 2º BIMESTRE

COLÉGIO PORTO UNIÃO
ROTEIRO DE TRABALHO BIMESTRAL
GEOGRAFIA/FILOSOFIA – 7º ANO – 2º BIMESTRE

TEMA: PROBLEMAS URBANOS

              Qual é o futuro da cidade? O que podemos fazer, como cidadãos, para que no futuro a cidade seja um lugar de todos e para todos?
              Para começar, temos que estudar as ações das pessoas, saber como elas se apropriam e transformam a natureza da qual fazemos parte.
              No futuro, o número de veículos vai aumentar nas mesmas ruas e avenidas que temos hoje, provocando cansaço e tensão nas pessoas. A violência permanecerá – ou aumentará, causada pela extrema pobreza e isolando bairros de classe média e alta. A tecnologia se sofisticará, aumentando o tempo livre das pessoas, mas tornando-as cada vez mais prisioneiras dentro de suas casas e escritórios.
              Os cidadãos devem se conscientizar e formar governos que se preocupem, que tomem atitudes que levem à distribuição da riqueza de maneira mais equitativa, e do incentivo à educação e à saúde para cada um dos habitantes do país.

SPÓSITO, Eliseu Savério. In: A Vida Nas Cidades
Editora Contexto, 2ª edição

Qual é o futuro da cidade? O que podemos fazer enquanto cidadãos? Buscar respostas é o objetivo deste trabalho.
Para tal, siga as regras:

1. No final deste roteiro está assinalado o problema urbano que lhe cabe como tema. Atenção: este será o SEU tema, portanto não mude ou troque com o colega, pois acarretará na perda de pontos.

2. Recolha informações sobre o seu tema. Pesquise a seu respeito para saber o quanto ele afeta a vida dos habitantes de uma cidade.

3. Imagine que você vai criar uma campanha educativa para conscientizar a população a respeito do seu tema. Você deverá produzir uma placa incentivando os moradores da cidade a tomarem atitudes, mudarem hábitos ou simplesmente, a se informarem sobre o assunto.

4. A confecção dessa placa é livre. Você pode usar o material que desejar, EXCETO isopor. Vamos dar preferência à materiais reaproveitáveis, como papeis e papelão.

5. Você escolhe o formato, tamanho, cores e técnica de confecção: pintura, colagem, desenho, mosaico, composição, etc. Mas atenção novamente: não exagere no tamanho.

6. A colocação de cabo na sua placa é opcional.

7. Procure usar frases curtas, daquelas que você lê e entende facilmente, como por exemplo: “Moradias dignas para todos!”, ou “Lugar de criança é na escola”.

8. Coloque seu nome atrás da placa.

9. Algumas sugestões de campanhas educativas: uso dos transportes públicos, conservação dos ônibus e trens, cuidados com as escolas públicas, evitar a evasão escolar, não incentivar atividades como o tráfico de drogas, auxiliar os excluídos, organizar mutirões para melhorar as condições de favelas e cortiços.

PROBLEMAS URBANOS

Exclusão/marginalização social (   )
Falta de moradias (   )
Transportes públicos (   )
Trânsito (   )
Violência urbana (   )
Desemprego (   )
Escolaridade (   )
Falta de áreas de lazer (   )
Conservação de praças (   )
Saneamento básico (   )

PARTE 2

Esta parte será solicitada nas aulas de Filosofia. Lembre-se: Geografia e Filosofia formam um único trabalho. Portanto o empenho deve ser igual para ambas as disciplinas.

AVALIAÇÃO

Cada parte do trabalho vale 8 pontos. Elas serão somadas e divididas por dois.

DATA DE ENTREGA

7ºA
7ºB
22/05 (primeira data)
20/05 (primeira data)
26/05 (segunda data)
26/05 (segunda data)


OBSERVAÇÕES:

·         Não entregue seu trabalho na secretaria.
·         Em caso de imprevistos, avise a coordenação.
·         Em caso de faltas, procure entregar um dia antes ou um dia depois do marcado
·         Atrasos implicam em desconto de nota.
·         Na segunda data seu trabalho vale metade da nota.
·         Este roteiro será publicado no blog: georesumos2014.blogspot.com.br
  

BOM TRABALHO!

Exclusão / marginalização social
Ana Laura (7ºA)  Yasmin (7ºB)
Transportes públicos
Ana Paula (7ºA)
Violência urbana
Catharina (7ºA)  Letícia (7ºB)
Escolaridade
Felipe (7ºA) Beatriz (7ºB)
Conservação de praças
Guilherme (7ºA)
Falta de moradias
Isabella (7ºA)  Gabriel (7ºB)
Trânsito
Julia (7ºA)  Emanuelle (7ºB)
Desemprego
Laura (7ºA)  Giovanna (7ºB)
Falta de áreas de lazer
Lucas (7ºA)
Saneamento básico
Thaynah (7ºA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário