Campanha Humanitária

Como já é tradição do blog, daremos continuidade à campanha de doações aos Médicos Sem Fronteiras. Vamos mudar este ano: a cada 100 acessos doaremos R$ 0,50. Assim, aumentamos o valor da doação no final do ano e estimulamos o uso desta ferramenta. Lembrando que a Campanha termina dia 30/11/14. Vamos participar!

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

TRABALHO BIMESTRAL - 8º ANO - 4º BIMESTRE

COLÉGIO PORTO UNIÃO
ROTEIRO DE TRABALHO BIMESTRAL – GEOGRAFIA
8º ANO A/B

TEMA: AUSTRÁLIA E NOVA ZELÂNDIA

“A inveja não é um dos sentimentos mais nobres e até faz parte da lista dos pecados capitais, mas que atire a primeira pedra o brasileiro que já conheceu a Austrália e não sentiu nenhuma pontinha da maldita ao ver que eles, descobertos pelos portugueses assim como nós, conseguiram, em apenas 200 anos de colonização, um nível de desenvolvimento e de vida infinitamente superior ao do Brasil. O fato é que esse lugar cercado de água por todos os lados, que de tão grande a geografia se recusa a chamar de ilha, atingiu um padrão de primeira e é bonito a ponto de dar inveja.”
Austrália e Nova Zelândia são as únicas nações desenvolvidas do Hemisfério Sul. As condições de vida nessas ex-colônias britânicas são excelentes...
A Austrália é rica, moderna e desenvolvida. Sexto maior país do mundo em extensão territorial, possui o maior litoral do planeta. Por isso, muitas vezes é chamada de país continente e não apenas de país da Oceania.
A Nova Zelândia também possui excelentes indicadores sociais, classificando-a como nação desenvolvida. É um arquipélago formado por duas ilhas – Ilha do Norte e Ilha do Sul – separadas pelo Estreito de Cook.
Os dois países estão associados a imagens de aventuras, vida selvagem e praias – na Austrália, e esportes radicais – na Nova Zelândia. São bastante procurados para a realização de intercâmbios – uma vez que é possível aprender o inglês britânico em locais de clima quente, cercados de praias e atrações turísticas, belezas naturais estonteantes e nada de frio ou neve – a não ser nos picos mais altos da Nova Zelândia, onde o esqui pode ser praticado.

Para a realização deste trabalho, siga os passos e regras descritos a seguir.

1. Realize uma pesquisa preliminar a respeito dos dois países temas deste trabalho. Recolha informações a seu respeito, observe fotos, descubra curiosidades e entenda suas principais características.

2. Selecione em cada país um aspecto que mais tenha lhe chamado a atenção e que você ache significativo para representar essas nações.

3. Crie uma propaganda turística para cada local selecionado. ATENÇÃO: é obrigatória a realização de duas propagandas – uma para a Austrália e outra para a Nova Zelândia.

4. As propagandas podem ser no mesmo estilo ou diferentes entre si. Utilize o material que achar melhor e de sua preferência. Cores, formas, técnicas – você escolhe o que achar mais adequado à sua ideia.

5. Não utilize textos longos, dê preferência à frases curtas e slogans. Ilustre bastante sua propaganda, use cores fortes e vibrantes, faça com que o observador de seu trabalho sinta vontade de ir agora para o local representado.

6. Prefira formatos que não sejam frente e verso – facilita a exposição dos mesmos: mini cartaz, banner, pôster, folheto com apenas um lado, entre outros.

7. Algumas sugestões de lugares que você pode representar:

Na Austrália:
Grande Barreira de Corais, Ilha da Tasmânia, Outback, Ayers Rock (Uluru), Great Ocean Road, os “Doze Apóstolos”, Ópera de Sydney, Golden Coast, as grandes cidades (Sydney, Melbourne, Adelaide, Canberra), cidades com praias (Perth, Cairns, Brisbane), as praias belíssimas, a cultura ancestral aborígene, a fauna típica, etc.

Na Nova Zelândia:
Milford Sounds, Monte Cook, Lago Tekapo, The Ramarkables, Bay of Plenty, cidades (Auckland, Queenstown, Wellington, Christchurch, Rotorua), Sky Tower (onde está o mais alto bungee-jump do país, com 192 m de altura), Fox Glacier, vulcão Ruapehu, cultura maori, esportes radicais, locações do filme O Senhor dos Anéis.

Observações:
     ·         Coloque seu nome no trabalho. Não tenho como saber o autor do mesmo sem identificação.
       ·         O trabalho solicitado pelo prof. Luciano complementa este roteiro. As regras de entrega e avaliação são as mesmas dos trabalhos anteriores – a não entrega de uma das partes, fará sua nota ser dividida.
      ·         Não atrase a entrega. Comunique a coordenação caso ocorra algum imprevisto.    Secretaria não é lugar para entregar trabalhos.

Avaliação
     ·         Trabalho sobre a Austrália: 8,0 pontos
     ·         Trabalho sobre a Nova Zelândia: 8,0 pontos
     ·         Trabalho de Filosofia: 8,0 pontos
     ·         As notas serão somadas e divididas por três.

Data de entrega
     ·         1ª data: 10/11

     ·         2ª data: 12/11 (valendo metade da nota) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário