COLÉGIO PORTO UNIÃO
ROTEIRO DE TRABALHO
BIMESTRAL
GEOGRAFIA/FILOSOFIA – 7º
ANO – 2º BIMESTRE
TEMA: PROBLEMAS URBANOS
Qual
é o futuro da cidade? O que podemos fazer, como cidadãos, para que no futuro a
cidade seja um lugar de todos e para todos?
Para
começar, temos que estudar as ações das pessoas, saber como elas se apropriam e
transformam a natureza da qual fazemos parte.
No
futuro, o número de veículos vai aumentar nas mesmas ruas e avenidas que temos
hoje, provocando cansaço e tensão nas pessoas. A violência permanecerá – ou
aumentará, causada pela extrema pobreza e isolando bairros de classe média e
alta. A tecnologia se sofisticará, aumentando o tempo livre das pessoas, mas
tornando-as cada vez mais prisioneiras dentro de suas casas e escritórios.
Os
cidadãos devem se conscientizar e formar governos que se preocupem, que tomem
atitudes que levem à distribuição da riqueza de maneira mais equitativa, e do
incentivo à educação e à saúde para cada um dos habitantes do país.
SPÓSITO, Eliseu Savério. In: A Vida
Nas Cidades
Editora Contexto, 2ª edição
Qual é o futuro da cidade? O que
podemos fazer enquanto cidadãos? Buscar respostas é o objetivo deste trabalho.
Para tal, siga as regras:
1. No final deste roteiro está
assinalado o problema urbano que lhe cabe como tema. Atenção: este será o
SEU tema, portanto não mude ou troque com o colega, pois acarretará na perda de
pontos.
2. Recolha informações sobre o seu
tema. Pesquise a seu respeito para saber o quanto ele afeta a vida dos
habitantes de uma cidade.
3. Imagine que você vai criar uma
campanha educativa para conscientizar a população a respeito do seu tema. Você
deverá produzir uma placa incentivando os moradores da cidade a tomarem atitudes,
mudarem hábitos ou simplesmente, a se informarem sobre o assunto.
4. A confecção dessa placa é livre.
Você pode usar o material que desejar, EXCETO isopor. Vamos dar preferência à
materiais reaproveitáveis, como papeis e papelão.
5. Você escolhe o formato, tamanho,
cores e técnica de confecção: pintura, colagem, desenho, mosaico, composição,
etc. Mas atenção novamente: não exagere no tamanho.
6. A colocação de cabo na sua placa é
opcional.
7. Procure usar frases curtas, daquelas
que você lê e entende facilmente, como por exemplo: “Moradias dignas para
todos!”, ou “Lugar de criança é na escola”.
8. Coloque seu nome atrás da placa.
9. Algumas sugestões de campanhas
educativas: uso dos transportes públicos, conservação dos ônibus e trens,
cuidados com as escolas públicas, evitar a evasão escolar, não incentivar
atividades como o tráfico de drogas, auxiliar os excluídos, organizar mutirões
para melhorar as condições de favelas e cortiços.
PROBLEMAS
URBANOS
Exclusão/marginalização social
( )
|
Falta de moradias ( )
|
Transportes públicos ( )
|
Trânsito ( )
|
Violência urbana ( )
|
Desemprego ( )
|
Escolaridade ( )
|
Falta de áreas de lazer ( )
|
Conservação de praças ( )
|
Saneamento básico ( )
|
PARTE
2
Esta parte será solicitada nas aulas
de Filosofia. Lembre-se: Geografia e Filosofia formam um único trabalho.
Portanto o empenho deve ser igual para ambas as disciplinas.
AVALIAÇÃO
Cada parte do trabalho vale 8 pontos.
Elas serão somadas e divididas por dois.
DATA
DE ENTREGA
7ºA
|
7ºB
|
22/05
(primeira data)
|
20/05
(primeira data)
|
26/05
(segunda data)
|
26/05
(segunda data)
|
OBSERVAÇÕES:
·
Não
entregue seu trabalho na secretaria.
·
Em
caso de imprevistos, avise a coordenação.
·
Em
caso de faltas, procure entregar um dia antes ou um dia depois do marcado
·
Atrasos
implicam em desconto de nota.
·
Na segunda data seu trabalho vale
metade da nota.
·
Este
roteiro será publicado no blog: georesumos2014.blogspot.com.br
BOM TRABALHO!
Exclusão /
marginalização social
|
Ana Laura
(7ºA) Yasmin (7ºB)
|
Transportes
públicos
|
Ana Paula
(7ºA)
|
Violência urbana
|
Catharina
(7ºA) Letícia (7ºB)
|
Escolaridade
|
Felipe (7ºA)
Beatriz (7ºB)
|
Conservação
de praças
|
Guilherme
(7ºA)
|
Falta de
moradias
|
Isabella
(7ºA) Gabriel (7ºB)
|
Trânsito
|
Julia (7ºA) Emanuelle (7ºB)
|
Desemprego
|
Laura (7ºA) Giovanna (7ºB)
|
Falta de
áreas de lazer
|
Lucas (7ºA)
|
Saneamento básico
|
Thaynah
(7ºA)
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário