COLÉGIO PORTO UNIÃO
ROTEIRO DE TRABALHO
BIMESTRAL
GEOGRAFIA/FILOSOFIA – 9º
ANO – 2º BIMESTRE
TEMA:
RELIGIÕES ASIÁTICAS
Nós,
seres humanos, somos fundamentalmente criaturas devotas. Em resposta ao nosso
impulso religioso, somos devotos a Deus ou devotos a qualquer coisa que se
parece com Deus. Quando estamos no nosso melhor momento, rezamos a Deus, o Ser
Superior. Em montanhas remotas ou planícies lavadas pelo vento, em selvas
luxuriantes ou desertos inóspitos, em comunidades rurais ou cidades
trepidantes, os seres humanos oram ao divino e erguem monumentos de glória a
Deus. Hindus ou cristãos, budistas, muçulmanos ou judeus, é a nossa religião
que nos guia, que nos faz sentir recompensados, que nos põe em unidade com o
universo. Crentes, praticamos atos de genuíno altruísmo: pessoas de várias
religiões abandonam o conforto das suas
casas e famílias para auxiliar em campos de refugiados, hospitais e escolas.
Graças aos homens de fé, damos de comer aos famintos, teto aos abandonados,
roupas aos deserdados. A religião faz com que a experiência humana tenha
significado. Para aquele que acredita, rezar tem o poder de alterar as
circunstâncias físicas.
Cada
uma das religiões pressupõe que temos a capacidade de ser éticos; nenhuma delas
ensina que roubar, matar ou praticar o mal faz bem. A violência e a guerra são
aberrações provenientes de grandes ideais de nossas fés, mesmo que cada fé
seja, como sabemos, capaz de fazer o mal. Cristãos envolveram-se nas Cruzadas,
na escravidão, no Holocausto e no Apartheid. Os hindus foram responsáveis pela
expulsão sangrenta dos muçulmanos para o Paquistão. Judeus arrasam as casas dos
palestinos e destroem campos de refugiados. Muçulmanos levam a Guerra Santa a
muitos lugares e atam hoje explosivos ao próprio corpo.
Qualquer
fé carrega consigo o potencial de criar santos e fanáticos. O Hinduísmo nos
trouxe a sabedoria de Gandhi e a tristeza de seu assassinato. No Budismo tanto
podemos ver a face tranquila do Dalai Lama como a brutalidade de Pol Pot. Com o
Judaísmo, chegou-nos o exemplo de coragem de Anne Frank, mas também a loucura
fundamentalista de Baruch Goldenstein. O Islã é um exemplo da fé do poeta
místico Rumi e do terrorista Osama Bin Laden. O Cristianismo foi acolhido por
Madre Teresa de Calcutá e Adolf Hitler.
Cada
religião oferece um caminho de verdade para Deus. No entanto, o Deus que nos
criou é maior do que qualquer religião. Deus é demasiado grande para caber em
nossa caixinha. Todas as religiões procuram um espaço em que a Criação se
encontrará com o Divino. Todos procuram um tempo em que o bem ocupará o lugar
do mal; quando a esperança vencerá o medo; quando a luz iluminará a escuridão;
quando a alegria secará todas as lágrimas; quando a justiça afogará a opressão;
quando Deus tomará o lugar de todos.
Desmond Tutu, Arcebispo da Igreja
Anglicana Sul-Africana,
Primaz da Igreja Anglicana da África
Austral, Premio Nobel da Paz.
PARTE 1
1. No final do roteiro você encontrará
o nome de um símbolo sagrado pertencente a uma religião asiática que lhe caberá
como tema do trabalho.
2. Reproduza esse símbolo em uma folha
de PAPEL COLOR SET PRETA, TAMANHO A4.
3. O símbolo deve, OBRIGATORIAMENTE,
ser realizado em material brilhante:
glitter, lantejoula, papel laminado, entre outros.
4. Reproduza o símbolo da forma mais
fiel que conseguir. Tome cuidado com as cores: muitas vezes elas possuem um
significado especial, portanto procure mantê-las
5. Coloque o nome atrás da folha.
6. NÃO COLOQUE TÍTULO. Isso será feito
depois, na exposição.
PARTE 2
Esta parte será solicitada nas aulas
de Filosofia. Lembre-se: Geografia e Filosofia formam um único trabalho.
Portanto o empenho deve ser igual para ambas as disciplinas.
AVALIAÇÃO
Cada parte do trabalho vale 8 pontos.
Elas serão somadas e divididas por dois.
DATA
DE ENTREGA
8ºA
|
8ºB
|
22/05
(primeira data)
|
20/05
(primeira data)
|
26/05
(segunda data)
|
26/05
(segunda data)
|
OBSERVAÇÕES:
·
Não
entregue seu trabalho na secretaria.
·
Em
caso de imprevistos, avise a coordenação.
·
Em
caso de faltas, procure entregar um dia antes ou um dia depois do marcado
·
Atrasos
implicam em desconto de nota.
·
Na segunda data seu trabalho vale
metade da nota.
·
Este
roteiro será publicado no blog: georesumos2014.blogspot.com.br
BOM TRABALHO!
Hinduísmo
|
Mandala
|
Allyne (9ºA)
Giulianna (9ºA) Yasmin (9ºA) Amanda (9ºB)
|
|
Flor de
lótus
|
Carolina
(9ºA) Isabella M (9ºA)
Fernando
(9ºB)
|
|
Ohm
|
Caio (9ºB)
Rodrigo (9ºB)
|
Judaísmo
|
Menorah
|
Felipe
Luque (9ºA) Letícia (9ºA)
Mª Victoria
(9ºA) Leonardo (9ºB)
|
|
Estrela de
Davi
|
Antonio (9ºA)
Ighor (9ºA) Rafael (9ºA)
|
|
Tetragramaton
|
Felipe Assis
(9ºA) Julia T (9ºA)
Henrique
(9ºB)
|
Taoísmo
|
Yin – Yang
|
Barbara (9ºA)
Isabela (9ºA) Lucas C (9ºA)
|
Cristianismo
Ortodoxo
|
Cruz ortodoxa
|
Bianca (9ºA)
Isabella G (9ºA)
Mª Clara A
(9ºA) Guilherme (9ºB)
|
|
Ícone ortodoxo
|
Giovanna R
(9ºA) Matheus (9ºA)
Lucas (9ºB)
|
Islamismo
|
Crescente e
estrela
|
Danilo (9ºA)
Isabella R (9ºA) Lucas F (9ºA) Vitor L (9ºA) Matheus (9ºB)
|
|
Mão de
Fátima
|
Ana Beatriz
(9ºB) Giovanna (9ºB)
|
Budismo
|
Olhos de
Buda
|
Douglas
(9ºA) Julia M (9ºA)
Mª Clara L
(9ºA)
|
|
Três Joias
|
Giovanna T
(9ºA) Mª Luiza (9ºA)
Luiz (9ºB)
|
Xintoísmo
|
Portal Tori
|
Felipe
Clemente (9ºA) Leonardo (9ºA)
Victor H
(9ºA) Anna Clara (9ºB)
|
Olá Melissa, boa noite! Sou professor de Geografia em Araçatuba no Sagrado - Rede de Educação. Gostaria de saber se posso utilizar esta proposta de trabalho para aplicar com meus alunos. Grato, Ronaldo.
ResponderExcluirRonaldo, boa noite. Fique a vontade para usar o projeto. O resultado é surpreendente. Bom trabalho.
ResponderExcluirObrigado Melissa! Depois comento o resultado com você! E parabéns pelo Blog!
ResponderExcluir