Campanha Humanitária

Como já é tradição do blog, daremos continuidade à campanha de doações aos Médicos Sem Fronteiras. Vamos mudar este ano: a cada 100 acessos doaremos R$ 0,50. Assim, aumentamos o valor da doação no final do ano e estimulamos o uso desta ferramenta. Lembrando que a Campanha termina dia 30/11/14. Vamos participar!

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

EXERCÍCIO SOBRE PARANAPIACABA

COLÉGIO PORTO UNIÃO
TRABALHO SOBRE ESTUDO DO MEIO – PARANAPIACABA
8º ANOS – 2014

Imagine estar em um lugar onde os caminhos históricos e modernos se encontram o ano inteiro. Essa é Paranapiacaba, localizada na região Sudeste do município de Santo André, no limite entre o Planalto Paulista e a Serra do Mar, a cerca de 50 km de São Paulo.
Paranapiacaba, que na linguagem indígena significa “lugar de onde se vê o mar”, reúne um dos mais expressivos patrimônios culturais e naturais do território brasileiro. A Vila encanta por suas casas de madeira hierarquicamente divididas, pelas ruas planejadas da Vila Martin Smith na parte Baixa, pelo relógio da estação que ditava o ritmo das atividades, pelas cores das casas do morro da parte Alta, pelo movimento dos trens e, claro, por sua típica neblina.
Emoldurada pela exuberância da Mata Atlântica, sua porção de mata é núcleo da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo e integra também a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, reconhecida pela UNESCO como importante área de conservação ambiental para a humanidade.

Responda às questões em uma folha identificada com nome, número, ano, disciplina e título. Respostas iguais serão entendidas como cópia, e terão parte da nota descontada. Este exercício explora a percepção e dificilmente duas pessoas terão a mesma percepção dos assuntos solicitados.

I – EM CAMPO

1. Durante a trilha percorremos um trecho de Mata Atlântica descrita como secundária. O que isso significa?
2. Em relação à presença de resíduos humanos, como você descreveria as condições da trilha?
3. Há algo que poderia ser feito para ajudar a conservar mais ainda aquele trecho de mata? O que?
4. Qual era a função da ferrovia vista em Paranapiacaba?
5. Descreva suas impressões sobre o acervo dos museus ferroviários.

II – REFLETINDO

1. Um de nossos objetivos foi observar um espaço geográfico de origem inglesa, remetendo a uma possível similaridade às colônias que deram origem aos EUA. Que elementos da paisagem na Vila Inglesa podem ter estado presentes nas colônias inglesas que deram origem aos EUA?

2. Uma das características mais marcantes da vila é o clima, que castiga o local com nevoeiros e chuvas constantes. Para os turistas o nevoeiro é uma atração, estabelecendo um elo com os famosos nevoeiros londrinos. Para os moradores, no entanto, viver “dentro de uma nuvem” pode ser mais do que chato: o índice de depressão e doenças relacionadas é muito alto em relação ao número de habitantes.
Descreva em detalhes como você se sentiu ao andar no típico clima da Vila e imagine como seria enfrentar essa situação todos os dias.

3. Todos gostam de cuidar de suas casas: pintar, arrumar o jardim, fazer um concerto. Porém, para os moradores da vila isso não é fácil. É preciso autorização para uma simples pintura ou troca de piso. Afinal, a vila é Patrimônio Histórico, tombado em várias instâncias, entre elas o CONDEPHAAT.

a)    O que significa o tombamento de um patrimônio?
b)    O que você pode notar em relação à conservação do patrimônio local?

III – ARTE

A Vila de Paranapiacaba vem inspirando artistas de todos os tipos ao longo de décadas: pintores, fotógrafos, desenhistas, poetas, escritores, cineastas.

Agora é a sua vez de ser um artista. Crie uma representação artística da vila. Expressão livre, material livre. Apenas o tamanho deve receber limitação: pequeno!

Se você for fazer uma poesia, elabore uma bela apresentação, como um mini cartaz ou folheto. Se for uma pintura, escolha uma tela pequena. Se for uma foto, use um efeito diferente e faça moldura. Se for um desenho, escolha uma técnica que valorize seu trabalho.

DATA DE ENTREGA: 01/10 (8ºB) 02/10 (8ºA)

Bom trabalho!




Nenhum comentário:

Postar um comentário