COLÉGIO PORTO UNIÃO
TRABALHO SOBRE ESTUDO DO
MEIO – PARANAPIACABA
8º ANOS – 2014
Imagine estar em um lugar onde os
caminhos históricos e modernos se encontram o ano inteiro. Essa é
Paranapiacaba, localizada na região Sudeste do município de Santo André, no
limite entre o Planalto Paulista e a Serra do Mar, a cerca de 50 km de São
Paulo.
Paranapiacaba,
que na linguagem indígena significa “lugar de onde se vê o mar”, reúne um dos
mais expressivos patrimônios culturais e naturais do território brasileiro. A
Vila encanta por suas casas de madeira hierarquicamente divididas, pelas ruas
planejadas da Vila Martin Smith na parte Baixa, pelo relógio da estação que
ditava o ritmo das atividades, pelas cores das casas do morro da parte Alta,
pelo movimento dos trens e, claro, por sua típica neblina.
Emoldurada
pela exuberância da Mata Atlântica, sua porção de mata é núcleo da Reserva da
Biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo e integra também a Reserva da
Biosfera da Mata Atlântica, reconhecida pela UNESCO como importante área de
conservação ambiental para a humanidade.
Responda
às questões em uma folha identificada com nome, número, ano, disciplina e
título. Respostas iguais serão entendidas como cópia, e terão parte da nota
descontada. Este exercício explora a percepção e dificilmente duas pessoas
terão a mesma percepção dos assuntos solicitados.
I
– EM CAMPO
1.
Durante a trilha percorremos um trecho de Mata Atlântica descrita como
secundária. O que isso significa?
2.
Em relação à presença de resíduos humanos, como você descreveria as condições
da trilha?
3.
Há algo que poderia ser feito para ajudar a conservar mais ainda aquele trecho
de mata? O que?
4.
Qual era a função da ferrovia vista em Paranapiacaba?
5.
Descreva suas impressões sobre o acervo dos museus ferroviários.
II
– REFLETINDO
1.
Um de nossos objetivos foi observar um espaço geográfico de origem inglesa,
remetendo a uma possível similaridade às colônias que deram origem aos EUA. Que
elementos da paisagem na Vila Inglesa podem ter estado presentes nas colônias
inglesas que deram origem aos EUA?
2.
Uma das características mais marcantes da vila é o clima, que castiga o local
com nevoeiros e chuvas constantes. Para os turistas o nevoeiro é uma atração, estabelecendo
um elo com os famosos nevoeiros londrinos. Para os moradores, no entanto, viver
“dentro de uma nuvem” pode ser mais do que chato: o índice de depressão e
doenças relacionadas é muito alto em relação ao número de habitantes.
Descreva
em detalhes como você se sentiu ao andar no típico clima da Vila e imagine como
seria enfrentar essa situação todos os dias.
3.
Todos gostam de cuidar de suas casas: pintar, arrumar o jardim, fazer um
concerto. Porém, para os moradores da vila isso não é fácil. É preciso
autorização para uma simples pintura ou troca de piso. Afinal, a vila é
Patrimônio Histórico, tombado em várias instâncias, entre elas o CONDEPHAAT.
a) O que significa o tombamento de um
patrimônio?
b) O que você pode notar em relação à
conservação do patrimônio local?
III
– ARTE
A
Vila de Paranapiacaba vem inspirando artistas de todos os tipos ao longo de
décadas: pintores, fotógrafos, desenhistas, poetas, escritores, cineastas.
Agora
é a sua vez de ser um artista. Crie uma representação artística da vila.
Expressão livre, material livre. Apenas o tamanho deve receber limitação:
pequeno!
Se
você for fazer uma poesia, elabore uma bela apresentação, como um mini cartaz
ou folheto. Se for uma pintura, escolha uma tela pequena. Se for uma foto, use
um efeito diferente e faça moldura. Se for um desenho, escolha uma técnica que
valorize seu trabalho.
DATA
DE ENTREGA: 01/10 (8ºB) 02/10 (8ºA)
Bom trabalho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário