Globo = representação fiel da realidade
Ø
Manuseio
pouco prático = esfericidade
Transposição do globo para o plano = projeção
cartográfica
Ø
Baseada
nos paralelos e meridianos
Obs.: Não há como fazer essa transposição sem
distorções
Ø
Solução
técnica = projeções adequadas a cada finalidade: forma, área, distância e
superfície.
Em relação à superfície, as projeções mais
usadas são:
Ø
Cônica
= ideal para representar um hemisfério
Ø
Azimutal
= ideal para os polos
Ø
Cilíndrica
= usada nos mapas mundi
Mercator
Ø
1569
= período de expansão colonial da Europa
Ø
Representa
com mais fidelidade as áreas equatoriais
Ø
Distorce
muito as áreas afastadas do Equador
Ø
Paralelos
e meridianos cruzam em ângulo reto (linhas retas)
Ø
Conserva
as formas, mas distorce as áreas
Ø
Latitudes
acima de 45º parecem bem maiores
Ø
Mapa
para navegação: preocupação com ângulos
Ø
Projeção
Cilíndrica Conforme
Peters
Ø
Mapa
de 1950, divulgado em 1973
Ø
Projeção
Cilíndrica Equivalente
Ø
Respeita
as áreas, mas distorce as formas
Ø
Conserva
as dimensões relativas = alongamento das formas
Ø
Valoriza
Ásia, América Latina e África
Ø
“Mapa
para um mundo solidário”
Projeções podem ser usadas em termos
ideológicos e geopolíticos, de acordo com a que se escolhe.
Mapas invertidos
Ø
Convenção:
todo mapa deve indicar o Norte
Ø
Porém
nada impede que seja feito invertido
Ø
Norte
em cima: ideologia que valoriza os países desenvolvidos
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