O Memorial da América Latina é um centro cultural, político e de lazer, inaugurado em 18 de março de 1989, na cidade de São Paulo.
O conjunto arquitetônico, projetado por Oscar Niemeyer, é um monumento à integração cultural, política, econômica e social da América Latina. Está situado em um terreno de 84 mil metros quadrados, no bairro da Barra Funda. Seu projeto cultural foi desenvolvido pelo antropólogo Darcy Ribeiro.
O complexo é constituido por vários edificios dispostos ao longo de duas areas unidas por uma passarela, que somam 25 mil metros quadrados de área construída: Salão dos Atos, Biblioteca Latino-Americana, Centro de Estudos, Galeria Marta Traba, Pavilhão da Criatividade, Auditório Simon Bolivar (que sofreu um incendio em 2013), Anexo dos Congressistas e o Parlamento Latino-Americano. A Praça Cívica abriga a escultura em concreto, também de Niemeyer, representando uma mão aberta, com o mapa da América Latina pintado em vermelho na palma.
O Memorial possui acervo permanente de obras de arte, exibidas ao longo da esplanada e nos espaços internos, e conta com um centro de documentação de arte popular latino-americana. A biblioteca possui cerca de 30 mil volumes, além de sessão de música e imagens. O complexo promove exposições, palestras, debates, sessões de vídeo, espetáculos de teatro, música e dança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário