Campanha Humanitária

Como já é tradição do blog, daremos continuidade à campanha de doações aos Médicos Sem Fronteiras. Vamos mudar este ano: a cada 100 acessos doaremos R$ 0,50. Assim, aumentamos o valor da doação no final do ano e estimulamos o uso desta ferramenta. Lembrando que a Campanha termina dia 30/11/14. Vamos participar!

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

AULA 29 CONTINUAÇÃO - 2º ANO EM - RELATIVISMO CULTURAL

Como diminuir o problema do racismo?
   Ø  Educação pelo relativismo cultural.
   Ø  Ideias de que as sociedades são diferentes entre si e que é impossível explicá-las por uma lei geral.


Toda cultura é relativa = especifica do grupo humano que a produz.
   Ø  Entendimento possível ao despir-nos de nossos preconceitos para a compreensão da cultura.
   Ø  Quem não tem essa visão vê o mundo de forma prepotente = inferioridade dos outros grupos.


   Ø  Forma limitada de ver o mundo = valorização apenas do grupo a que pertence.
   Ø  Análise empobrecida dos fatos, limitada ao seu ponto de vista.
É PRECISO RELATIVIZAR;
   Ø  Tudo tem um outro lado, uma outra forma de ser visto e entendido.
   Ø  Muitas sociedades só aceitam quem possui semelhanças com sua cultura ou aparência.


   Ø  Exemplo: nos EUA, os latinos são cucarachas
   Ø  Na Alemanha, os imigrantes do sul da Europa são vermes mediterrâneos
E o Brasil?
   Ø  Um paulista refere-se a um nordestino de forma pejorativa
   Ø  É o racismo manifestado dentro de um mesmo país.
As diferenças culturais são aspectos da riqueza humana.
   Ø  Reconhecê-las enriquece e favorece uma sociedade heterogênea e culturalmente rica.
   Ø  Racismo é reducionista.

   Ø  Ignorar, fazer de conta que não existe racismo é escapismo, um modo de fugir às responsabilidades.


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