COLÉGIO PORTO UNIÃO
ROTEIRO DE TRABALHO
BIMESTRAL – 6º ANO
GEOGRAFIA – ARTES -
FILOSOFIA
Obs: este roteiro se
refere apenas à parte de Geografia.
TEMA: DIVERSIDADES
“Todas as pessoas nascem
livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e
devem agir em relação umas as outras com espírito de fraternidade.”
“Toda pessoa tem
capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta
Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua,
religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social,
riqueza, nascimento ou qualquer outra condição.”
“Toda pessoa tem direito
à vida, à liberdade e à segurança pessoal.”
“Toda pessoa tem o
direito de ser, em todos os lugares, reconhecida como pessoa perante a lei.”
“Todos têm direito à
igual proteção contra qualquer discriminação e contra qualquer incitamento a
tal discriminação.”
“Toda pessoa tem direito
à liberdade de pensamento, consciência e religião.”
“Toda pessoa tem direito
ao trabalho, à livre escolha de emprego, à condições justas de trabalho e à
proteção contra o desemprego.”
“Toda pessoa tem direito
a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar.”
“Toda pessoa tem direito
à instrução. A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e
fundamentais.”
“Ninguém será mantido em
escravidão ou servidão, a escravidão e o trafico de escravos serão proibidos em
todas as suas formas.”
“Todos são iguais
perante a lei e têm direito, sem qualquer distinção, a igual proteção da lei.”
Declaração Universal
dos Direitos Humanos, ONU
Escrita
em 1948, a DUDH é um documento sem obrigatoriedade legal, mas representa o
ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações. O objetivo é
promover o respeito aos direitos e liberdades, para que a convivência entre
humanos seja livre de preconceitos e discriminações que geram atos de
injustiça, violência e desrespeito.
Nosso
objetivo é refletir sobre as diversidades e entender que todos somos iguais,
independente daquilo que, aparentemente, nos faz diferentes.
Para
tal, o trabalho será dividido em três etapas que serão realizadas pelas três
disciplinas envolvidas no tema.
PARTE
1 – GEOGRAFIA
1.
Escolha um dos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos que abre
este roteiro. Ele deve ser aquele artigo que você considera mais significativo
para ilustrar a necessidade de respeito e aceitação das diversidades.
2.
Confeccione um mini cartaz para representar o artigo que você escolheu. Esse
cartaz é de livre confecção, podendo ser feito com qualquer material que você
ache necessário e com a técnica de sua preferência: colagem, pintura, desenho,
letras, figuras, fotos, enfim, você cria a vontade.
3.
Um item é obrigatório: o papel usado como base deve ser um color set, cortado
no tamanho de um mini cartaz. Pode ser metade da folha, ou outro tamanho, mas
não a folha inteira.
4.
Seu cartaz tem que mostrar uma mensagem clara contra o preconceito e a
discriminação, portanto, escolha o artigo com cuidado.
5.
Coloque nome, número, ano e disciplina na parte de traz de seu cartaz.
PARTES
2 E 3 – ARTES E FILOSOFIA
Estas
partes do trabalho serão orientadas pelos professores Meire e Luciano em suas
respectivas aulas.
Os
roteiros constarão do blog, junto com o de Geografia.
AVALIAÇÃO
Cada
parte do trabalho vale de 0 a 8,0.
A
nota final de Geografia é a soma das três notas, dividida por três.
DATA
DE ENTREGA DO MINI CARTAZ
|
6ºA
|
6ºB
|
Primeira
data
|
11/09
|
10/09
|
Segunda
data
|
15/09
|
15/09
|
AS
DATAS DE ARTES E FILOSOFIA SERÃO PASSADAS PELOS RESPECTIVOS PROFESSORES DAS
DISCIPLINAS.
Não
se esqueçam que na segunda data o trabalho passa a valer metade, ou seja 4,0.
Não entreguem os trabalhos na
secretaria. Caso ocorra algum imprevisto, entre em contato com a coordenação.
BOM TRABALHO!
Nenhum comentário:
Postar um comentário