TOYOTISMO
Sistemas de produção flexível = reconhecem a
importância do trabalhador na linha de montagem
Ø
Toyotismo
é o mais conhecido e empregado
Criador: Kiichiro Toyoda (1937) – Toyota
Motor Co
Ø
Especializou-se
na produção de caminhões para o exército
Ø
1956
= engenheiro chefe visita a Ford – percebe necessidades de ajustes para adaptar
o sistema à realidade japonesa
Filosofia = redução de custos por eliminação
das perdas na produção e na estocagem excessiva
Aspectos:
Ø
Flexibilidade
da mecanização = ajustes rápidos para atender necessidades do consumidor
Ø
Mão
de obra qualificada e com múltiplas funções
Ø
Aprimoramento
do controle de qualidade desenvolvido por todos os trabalhadores em todas as
etapas de produção.
Ø
Just
in time: menor estoque possível de acordo com a demanda do produto
Ø
Parcerias
com fornecedores de peças
Ø
Novas
tecnologias e reengenharia industrial
Ø
Tecnopolos:
regiões com forte concentração industrial de alta tecnologia, laboratórios e
universidades.
VOLVISMO
Fundador: Gustav Larson e Assar Gabrielsson –
Gotemburgo, SUE
Empresa: Volvo
Suécia dos anos 1970:
Ø
Crise
do petróleo
Ø
Sindicatos
fortes e operários politizados
Ø
Custo
elevado da mão de obra
Ø
Problemas
com greves
Resposta: sistema volvista de produção
Ø
Maior
envolvimento possível dos trabalhadores nas diferentes etapas da produção de
veículos
Ø
Fatores
favoráveis = informatização e automação, sindicatos fortes, mão de obra
qualificada e grau de experimentalismo
“Terceira via de desenvolvimento” econômico =
entre o liberalismo capitalista e o socialismo planificado
Ø
Busca
de uma maior justiça social por meio da negociação entre sindicatos e
empregadores
Filosofia básica: engajamento do trabalhador
Ø
Determina
o ritmo das maquinas
Ø
Trabalhador
conhece todas as etapas da produção
Ø
Permanente
reciclagem e treinamento
Ø
Sindicatos
participam das decisões
Características:
Ø
Produção
altamente automatizada
Ø
Trabalhadores
de elevada capacitação
Ø
Organização
de grupos autônomos de 8 a 10 pessoas
Ø
Elevado
uso de mão de obra feminina
Ø
Oficinas
com cerca de 10 grupos capazes de montar completamente um veiculo.
Aspectos da produção
Ø
Flexibilização
funcional = não há especializados em uma única função
Ø
Automação
= produção diversificada
Ø
Democratização
do trabalho com excelentes condições ambientais
Ø
Treinamento
intensivo
Ø
Produtos
de alta qualidade e redução dos custos
Modelo alternativo ao Fordismo e ao Toyotismo
Ø
Chamada
às vezes de fábrica do futuro = nova cultura empresarial
Porem: baixa produtividade criou problemas de
competitividade
Ø
Divisão
de automóveis foi vendida para a Ford e revendida para a Zhejiang Geely Holdin
Group
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