Campanha Humanitária

Como já é tradição do blog, daremos continuidade à campanha de doações aos Médicos Sem Fronteiras. Vamos mudar este ano: a cada 100 acessos doaremos R$ 0,50. Assim, aumentamos o valor da doação no final do ano e estimulamos o uso desta ferramenta. Lembrando que a Campanha termina dia 30/11/14. Vamos participar!

quinta-feira, 29 de maio de 2014

AULA 28 - 3º ANO EM - TOYOTISMO E VOLVISMO

TOYOTISMO



Sistemas de produção flexível = reconhecem a importância do trabalhador na linha de montagem
  Ø Toyotismo é o mais conhecido e empregado

Criador: Kiichiro Toyoda (1937) – Toyota Motor Co


  Ø Especializou-se na produção de caminhões para o exército
  Ø 1956 = engenheiro chefe visita a Ford – percebe necessidades de ajustes para adaptar o sistema à realidade japonesa



Filosofia = redução de custos por eliminação das perdas na produção e na estocagem excessiva



Aspectos:
  Ø Flexibilidade da mecanização = ajustes rápidos para atender necessidades do consumidor


  Ø Mão de obra qualificada e com múltiplas funções
  Ø Aprimoramento do controle de qualidade desenvolvido por todos os trabalhadores em todas as etapas de produção.


  Ø Just in time: menor estoque possível de acordo com a demanda do produto
  Ø Parcerias com fornecedores de peças
  Ø Novas tecnologias e reengenharia industrial
  Ø Tecnopolos: regiões com forte concentração industrial de alta tecnologia, laboratórios e universidades.



VOLVISMO



Fundador: Gustav Larson e Assar Gabrielsson – Gotemburgo, SUE
Empresa: Volvo



Suécia dos anos 1970:
  Ø Crise do petróleo
  Ø Sindicatos fortes e operários politizados
  Ø Custo elevado da mão de obra
  Ø Problemas com greves



Resposta: sistema volvista de produção
  Ø Maior envolvimento possível dos trabalhadores nas diferentes etapas da produção de veículos


  Ø Fatores favoráveis = informatização e automação, sindicatos fortes, mão de obra qualificada e grau de experimentalismo



“Terceira via de desenvolvimento” econômico = entre o liberalismo capitalista e o socialismo planificado
  Ø Busca de uma maior justiça social por meio da negociação entre sindicatos e empregadores



Filosofia básica: engajamento do trabalhador
  Ø Determina o ritmo das maquinas
  Ø Trabalhador conhece todas as etapas da produção
  Ø Permanente reciclagem e treinamento
  Ø Sindicatos participam das decisões



Características:
  Ø Produção altamente automatizada
  Ø Trabalhadores de elevada capacitação
  Ø Organização de grupos autônomos de 8 a 10 pessoas
  Ø Elevado uso de mão de obra feminina
  Ø Oficinas com cerca de 10 grupos capazes de montar completamente um veiculo.



Aspectos da produção
  Ø Flexibilização funcional = não há especializados em uma única função
  Ø Automação = produção diversificada
  Ø Democratização do trabalho com excelentes condições ambientais
  Ø Treinamento intensivo
  Ø Produtos de alta qualidade  e redução dos custos



Modelo alternativo ao Fordismo e ao Toyotismo
  Ø Chamada às vezes de fábrica do futuro = nova cultura empresarial
Porem: baixa produtividade criou problemas de competitividade
  Ø Divisão de automóveis foi vendida para a Ford e revendida para a Zhejiang Geely Holdin Group


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