ROTEIRO
DE TRABALHO BIMESTRAL
9º
ANO – GEOGRAFIA
TEMA:
PROBLEMAS SOCIAIS AFRICANOS
“Folheando
o jornal, lá estava. A foto da criança africana, faminta, como tantas que
vemos. Tantas que nós, embrutecidos, já as olhamos sem estremecer. Mas nessa
criança havia algo mais. Os olhos. Aqueles olhos úmidos, negros, imensos –
tinham a força de uma lagoa, ou de um oceano inteiro. Brilhavam espetaculares e
transmitiam uma sensação, não de horror ou tristeza, mas de luta feroz, quase
de poder. Porque eram réstia de vida – mas mesmo assim tinham um sorriso. Como
se a alma daquela criança, aprisionada no corpo decrépito, tinha esperanças de
viver e se curar. Pelo simples motivo de ter a vida.”
Adaptado.
Heloisa Seixas
PARTE 1
Nesta
parte do trabalho vamos divulgar por meio de linguagem gráfica, a grave
situação socioeconômica na qual vivem os povos africanos. Para tal, siga as
regras.
1.
Seu trabalho deverá ser realizado em papel color set vermelho ou preto.
2.
Nesse papel procure demonstrar por meios visuais a grave situação em que vivem
os povos africanos.
3.
Você pode usar figuras (excelentes para causar impacto), desenhos, frases,
poemas, recortes, enfim, você monta o seu trabalho.
4. O
tema é livre. Você poderá falar sobre: fome, doenças, refugiados de guerra, carência
de água potável, pobreza, baixa expectativa de vida, conflitos. Pode escolher apenas
um ou combinar vários temas.
5.
Evite o uso de material brilhante. O tema não combina com brilhos e glamour,
pelo contrário. A ideia é que os observadores se choquem com o que vão ver.
Causem sentimentos de repulsa, revolta e indignação nos observadores de seus
cartazes.
6.
Identifique seu cartaz.
PARTE 2
Nesta
parte vamos pensar como podemos agir para minimizar essa situação.
1.
Imagine uma ação, pessoal ou coletiva, que possa ajudar as pessoas que vivem na
situação que você retratou na parte 1 do trabalho.
2.
Elabore em uma folha de papel sulfite, uma espécie de folheto estimulando
outras pessoas a abraçarem a ação que você imaginou. Por exemplo, se você
pensou em uma campanha de doação de leite em pó para as crianças desnutridas,
crie um folheto para estimular o público em geral a participar dessa campanha.
3.
Você pode criar uma ação inédita ou usar uma que já exista. Por exemplo, poderá
divulgar o trabalho dos Médicos Sem Fronteiras, da Cruz e Crescente Vermelhos,
da Unicef, entre outros.
4.
Utilize a técnica que quiser. Se preferir, pode fazer no computador.
5.
Não esqueça de identificar seu trabalho.
PARTE 3
Será
solicitada e orientada pelo Prof. Luciano em suas aulas e abordará o tema do
Humanitarismo.
AVALIAÇÃO
·
Parte
1: 8 pontos
·
Parte
2: 8 pontos
·
Total:
parte1 + parte2 + filosofia dividido por 3.
DATA DE ENTREGA
|
9ºA
|
9ºB
|
Primeira data
|
17/03
|
17/03
|
Segunda data
|
19/03
|
19/03
|
Caso o trabalho não seja entregue na
segunda data, o aluno permanecerá na biblioteca em horário de intervalo para a realização
do mesmo.
OBSERVAÇÕES
·
Este
trabalho vale 8,0 pontos. Os 2,0 pontos restantes virão das tarefas de casa.
·
Procure
respeitar a data de entrega (1ª data).
·
Caso
ocorra atraso, o trabalho deverá ser entregue na 2ª data, porém passará a valer
metade da nota, ou seja, 4,0.
·
Em
caso de novo atraso, o trabalho será realizado no horário do intervalo, na
biblioteca.
·
Em
caso de falta no dia da entrega, procure avisar a coordenação.
·
Se
você já souber com antecedência que vai precisar faltar, procure enviar o trabalho
por um amigo ou entregar antes da data marcada.
·
Não
entregue seu trabalho na secretaria ou na coordenação.
·
Este
roteiro e o roteiro de Filosofia serão publicados no blog de Geografia: georesumos2014.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário