Campanha Humanitária

Como já é tradição do blog, daremos continuidade à campanha de doações aos Médicos Sem Fronteiras. Vamos mudar este ano: a cada 100 acessos doaremos R$ 0,50. Assim, aumentamos o valor da doação no final do ano e estimulamos o uso desta ferramenta. Lembrando que a Campanha termina dia 30/11/14. Vamos participar!

domingo, 23 de fevereiro de 2014

AULA 7 - 3º ANO EM - O TURISMO COMO ORGANIZADOR DO ESPAÇO

OMT – Organização Mundial do Turismo


  Ø Turismo é uma atividade que envolve o deslocamento de pessoas, por no mínimo 24 horas, com a finalidade de retorno.


  Ø Conjunto das atividades que as pessoas realizam durante suas viagens e permanências em lugares distintos dos que vivem.


  Ø Turistas são pessoas que se deslocam voluntariamente de suas residências por período de tempo igual ou superior a 24 horas.

Deslocamento = implica no uso de serviços do lugar visitado


  Ø Serviços intimamente relacionados


  Ø A ausência de um pode inviabilizar a venda ou prestação de todos os outros.

Razões para o deslocamento em viagens: prazer físico, psicológico, cultural ou, simplesmente, uma modificação na rotina.


Exerce importante papel na articulação e organização do espaço geográfico


  Ø Áreas de dispersão = emissoras de turistas
  Ø Áreas de deslocamento = por onde turistas circulam
  Ø Áreas de atração = receptoras de turistas

O turismo transforma o espaço geográfico = impactos sociais, econômicos e ambientais.
É um dos setores que mais cresce no mundo:
  Ø “Indústria do Turismo” = movimentação de grande volume de recursos e empregos e relações com outros setores


  Ø Atividade extremamente dinâmica = incorpora novos espaços e relações.
  Ø Descoberta daquilo que cada lugar tem de especial.

EVOLUÇÃO E IMPORTÂNCIA

Final do século XIX e início do século XX
  Ø Rápida aceleração nos deslocamentos populacionais
  Ø Desenvolvimento dos transportes e sucessivas crises econômicas

Século XX
  Ø Pós 2º Guerra: turismo se torna atividade acessível a um público maior
  Ø Desenvolvimento dos transportes e progresso tecnológico
  Ø Organização das empresas gerou mais tempo livre
  Ø Atividades de lazer beneficiadas
  Ø 1949: primeiro pacote turístico aéreo
  Ø Importância refletida na construção do Titanic



Hoje:
  Ø Reforço da característica de atividade econômica
  Ø Incorporação de novos espaços e novos objetivos
  Ø 880 milhões de turistas em 2009
  Ø Melhoria das condições socioeconômicas
  Ø Avanço no setor de transportes
  Ø Expansão do numero de agências especializadas


  Ø Melhorias na infraestrutura



  Ø Envolvimento da mídia na divulgação

Deixa de ser uma atividade da elite: expansão do turismo de massa
  Ø Gera uma grande quantidade de empregos





  Ø Atrai investimentos



  Ø Cria infraestruturas






  Ø Gira um enorme montante de k nas áreas receptoras

Nenhum comentário:

Postar um comentário