Campanha Humanitária

Como já é tradição do blog, daremos continuidade à campanha de doações aos Médicos Sem Fronteiras. Vamos mudar este ano: a cada 100 acessos doaremos R$ 0,50. Assim, aumentamos o valor da doação no final do ano e estimulamos o uso desta ferramenta. Lembrando que a Campanha termina dia 30/11/14. Vamos participar!

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

AULA 8 - 3º ANO EM - TIPOS DE TURISMO E POTENCIAL TURÍSTICO DO BRASIL

TIPOS DE TURISMO
A atividade passa por constantes inovações = por mais competitividade ou por exigências do fluxo turístico.
   Ø Busca o caminho da especialização
   Ø Cria produtos destinados a uma clientela específica, que viaja por motivos específicos.

Turismo histórico cultural
  Ø Realizado para vivenciar o patrimônio histórico e cultural dos locais para onde viajam.
ROMA

  Ø Expressa e revela a memória e a identidade locais.
  Ø Abrange bens culturais de valor histórico: materiais e imateriais

ATENAS

  Ø Ex.: Roma, Atenas, Cidade do México, cidades históricas brasileiras
  Ø Face problemática: degradação por vandalismo e saques

OURO PRETO


Turismo religioso
  Ø Realizado por pessoas motivadas pela fé, para cidades onde estão os locais considerados sagrados.

APARECIDA DO NORTE

  Ø São denominadas peregrinações

MECA

  Ø Ex.: Jerusalém, Meca, Varanasi, Lhasa, Fátima, Lourdes, Aparecida do Norte.

JERUSALÉM

VARANASI


Turismo de negócios
  Ø Envolve grande contingente de viajantes


  Ø Abrange a maior variedade de pessoas
  Ø É a circulação de pessoas que utilizam a infraestrutura turística por motivo de trabalho.


  Ø Criação de produtos específicos: hotéis próximos aos aeroportos e classe executiva nos voos.
  Ø Segmento promissor



Turismo ecológico
  Ø Voltado para a apreciação de ecossistemas em estado natural, com vida selvagem e população nativa intactos.  


  Ø Objetivo principal: observar determinada paisagem natural.


  Ø Impulsionado pela preocupação ambiental e pela expansão de ONGs ambientalistas.




Turismo de lazer
  Ø Turismo como um todo é considerado como uma atividade de lazer (senso comum)


  Ø Finalidade de distração, descanso, melhora da qualidade de vida e ampliação da formação cultural.


  Ø Ex.: Dineylandia (14 milhões de visitantes em 2009) ou o turismo ao longo da costa litorânea brasileira



POTENCIAL TURÍSTICO DO BRASIL

Brasil: um dos maiores potenciais turísticos do mundo


  Ø Enorme diversidade fisiográfica
  Ø Catástrofes naturais incipientes


  Ø Inverno ameno
  Ø Litoral extenso e com belas praias



Porém: não é suficiente para torná-lo um país atrativo e competitivo
  Ø Infraestrutura relativamente precária
  Ø Ranking de Competitividade e Atratividade: 45º colocado
  Ø Problemas com estrutura de embarque e desembarque e transporte de passageiros





1996: Câmara Setorial do Turismo
  Ø Política Nacional de Turismo: documento com estratégias de ação para reverter o quadro.
  Ø Modernização da legislação turística
  Ø Capacitação de mão de obra
  Ø Projeto de marketing internacional





Resultado: altamente favorável
  Ø Rápido crescimento das viagens externas e da receita gerada
  Ø Destinos principais: Rio de Janeiro e São Paulo

Saldo das contas de viagens internacionais: negativo
  Ø Gastos de estrangeiros no Brasil: 4,3 bilhões de dólares
  Ø Gastos de brasileiros no exterior: 10,8 bilhões de dólares
  Ø Resultado da moeda brasileira estar muito valorizada



Turismo Doméstico
  Ø Aquele realizado pelas pessoas dentro do país em que elas vivem.


  Ø Muitas vezes é mais importante do que o internacional.
  Ø Crescimento: estímulos do Ministério e Secretarias do Turismo



  Ø São Paulo: estado que mais envia turistas domésticos e o que mais recebe esse tipo de turista. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário