Dois pontos de vista para análise:
· Quantitativo: 20% de todas as crianças entre 6 e 11 anos do mundo está fora da escola. A maioria nos países subdesenvolvidos. A estrutura escolar é precária e não consegue absorver o grande número de jovens e crianças devido às altas taxas de natalidade.
· Qualitativo: alfabetização não habilita o cidadão a acompanhar os avanços. Políticas educacionais e escassez de recursos levam ao atendimento do maior número possível de alunos, deixando a qualidade em segundo plano.
Evasão escolar: crianças precisam trabalhar para completar a renda familiar.
Analfabetismo = indicador do atraso de uma nação.
· 98% = países subdesenvolvidos.
· Há graus diferentes de analfabetismo
Mulheres: parcela superior aos homens.
· Desigualdade de gênero
· Questões culturais e religiosas
Analfabetismo: problema social e individual
· Analfabetos são marginalizados em uma sociedade fundada na transmissão cultural escrita.
· 2010: 72 milhões de crianças fora da escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário