Campanha Humanitária

Como já é tradição do blog, daremos continuidade à campanha de doações aos Médicos Sem Fronteiras. Vamos mudar este ano: a cada 100 acessos doaremos R$ 0,50. Assim, aumentamos o valor da doação no final do ano e estimulamos o uso desta ferramenta. Lembrando que a Campanha termina dia 30/11/14. Vamos participar!

segunda-feira, 10 de março de 2014

O INTERIOR DO NOSSO PLANETA

Como é o interior da Terra? Durante muito tempo foi uma pergunta difícil de responder. Como saber?
   Ø  A maior perfuração já feita pelo homem chegou apenas a 17 km de profundidade.

POÇO SUPERPROFUNDO DE KOLA
   Localizado na Rússia, este foi o poço mais profundo já perfurado pelo homem na crosta terrestre. Ao chegar perto dos 13 km de profundidade, os trabalhos foram interrompidos, pois a temperatura chegou a 180ºC. Se continuasse a ser perfurado, ao chegar nos 15 km de profundidade, atingiria 300ºC, o que inviabilizou a continuação do projeto.


Então, como? Fácil = ouvindo seu interior
   Ø  As ondas sísmicas produzidas durante um terremoto, geram vibrações sonoras, que, ao serem captadas, revelam onde é oco e onde é maciço.

ONDAS SÍSMICAS CAPTADAS POR UM SISMÓGRAFO


OBS: ESTE É O REGISTRO DO TERREMOTO QUE OCORREU NO HAITI, NO ANO DE 2010

O modelo mais comum de representação divide o planeta em: crosta, manto, núcleo externo e núcleo interno.


A crosta é a camada externa do planeta - como se fosse uma "casca". É sólida, formada por rochas e minerais. O homem explora esta camada, que tem uma profundidade máxima de 42 km.



O manto é a camada mais espessa, sobre a qual a crosta flutua. Ela é formada por rochas em estado pastoso - o magma, que podemos ver na forma de lava durante uma erupção vulcânica.


O núcleo é a camada mais interna do planeta, formada quase totalmente por ferro e níquel.   A temperatura no núcleo interno chega a 5.000ºC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário